top of page

Historial da Casa do Povo do Cercal

A Casa do Povo de Cercal do Alentejo foi fundada em 18 de Julho de 1939 e tinha a sua sede num velho edifício, na Rua Aldegalega. Nesta data já ali funcionava o Posto Médico e a Biblioteca. Tinha 420 sócios efectivos.

Conheça

a

história

das Casas do Povo

em Portugal

Em 1972 foram inauguradas as novas instalações da Casa do Povo, em espaço amplo e adaptado aos serviços que prestava).

 

Em setembro de 1989, foi assinado um acordo de cooperação entre o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo e a Casa do Povo de Cercal do Alentejo, no sentido de criar um Centro de Convívio para cerca de 40 utentes, tendo como objetivos primordiais o convívio, a dinamização de atividades sócio-recreativas e a disponibilização de lanches diários.

 

Em Setembro de 1992, esse Acordo de Cooperação foi alterado de Centro de Convívio para Centro de Dia, com a intenção de abranger mais serviços, devidamente regulamentados, destinados a 30 utentes.

 

Em Março de 1994, o então Centro Regional da Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo acresce a sua comparticipação para 35 utentes, e depois para 40, em Abril de 1995. No dia 30 de Junho do mesmo ano foi assinado outro Acordo de Cooperação onde foi implementado o Apoio Domiciliário, abrangendo na altura apenas 5 utentes.

 

Em Outubro de 1996, a pedido da Direção da Casa do Povo o Acordo de Cooperação para o Centro de Dia foi acrescido para 48 utentes, número que ainda hoje se mantém.

Neste mesmo ano, e visto que a freguesia de Cercal do Alentejo é fortemente caracterizada pelo envelhecimento populacional e pela existência de pessoas idosas com dependência em meio rural e disperso, o Hospital Conde do Bracial, em parceria com outras entidades, apresentou uma candidatura ao PAII - (Programa de Apoio Integrado a Idosos), e promoveu o Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos na freguesia, abrangendo diversos serviços necessários à satisfação das necessidades de 30 utentes, durante todos os dias da semana.

Este projecto decorreu durante dois anos e tinha a sua sede no Centro de Saúde.

Em 1998, o Hospital Conde do Bracial entregou o Apoio Domiciliário à Casa do Povo, que assumiu a sua continuidade e as suas seis funcionárias, mediante assinatura de Acordo de Cooperação. Em Março de 2000 o número de utentes em acordo aumenta para 60, e em Fevereiro de 2007 o apoio domiciliário abrange 85 utentes, número que se mantem hoje, em Acordo com a Segurança Social, mais 48 utentes em Centro de Dia.  

 

Em 2005, a Direcção Geral da Segurança Social, em harmonia com o Decreto Lei/89 de 25 de Junho, equiparou a Casa do Povo às Instituições Particulares de Solidariedade Social, aplicando-se-lhe o mesmo estatuto de direitos, deveres e benefícios fiscais.

 

Em Outubro de 2008, resolveu a Direção em funções submeter uma candidatura ao programa MASES (Medidas de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais), com o objetivo de adaptar as instalações da Casa do Povo aos serviços que desenvolve, tendo em vista o bem estar e a qualidade de serviços prestados. A obra ficou pronta em 2011.

map

bottom of page